quarta-feira, 24 de setembro de 2008

PERPÉTUA VITAL-2008


(Perpétua de blusa clara e jeans, entre Anerísia e Alex)
TENHO UMA AMIGA QUE ADOECEU GRAVEMENTE A DOIS MESES E ENCONTRA-SE NESSE MOMENTO, SOBREVIVENDO ANEXADA A VÁRIOS APARELHOS NUM HOSPITAL EM JUAZEIRO.
ESSE FATO REFLETIU DE FORMA GRITANTE NO MEU LADO EMOCIONAL, POIS TRATA-SE DE UMA AMIZADE CONSTRUÍDA LENTAMENTE PORÉM MUITO SÓLIDA.
EU A AMO, RESPEITO, DIVIRTO-ME COM ELA, PEÇO CONSELHOS, ENCHO O SACO, DOU DICAS E FALO SOBRE MINHA VIDA PESSOAL, AO CONTRÁRIO DELA QUE É EXTREMAMENTE RESERVADA.
TENHO DÚVIDAS SOBRE A RELIGIOSIDADE DELA, MAS FAZ MUITO SENTIDO TUDO EM QUE ELA ACREDITA E A FORMA COMO ELA ACEITA E SE RELACIONA COM QUESTÕES DIFÍCEIS E DELICADAS.
NÃO SEI QUAL É O OBJETIVO E/OU O MOTIVO PARA QUE ELA ENCONTRE NESTA SITUAÇÃO OU TALVEZ ATÉ NOS DEIXE EM BREVE. SE ESSA SITUAÇÃO FOSSE COM OUTRA PESSOA, ELA TERIA VÁRIA EXPLICAÇÕES PARA ME DAR.
TENHO MUITAS MENSAGENS QUE ELA ME ENVIA E ENTRE ELAS, DUAS ME CHAMAM ATENÇÃO: "NADA É POR ACASO" E "PODEMOS MELHORAR SEMPRE!"
A ÚLTIMA VEZ QUE A VI APARENTEMENTE BEM E TRABALHANDO NORMALMENTE, FOI 05 DIAS ANTES DE RECEBER A NOTÍCIA DE QUE ELA ESTAVA EM SALVADOR AGUARDANDO A BIOPSIA DE UM TUMOR CEREBRAL E QUASE DESMORONO.
FALEI COM ELA POR TELEFONE E APESAR DE FAZER GRACINHAS E RIRMOS JUNTAS, PERCEBI UMA VOZ FRAGÍLIMA E ME PREOCUPEI. 04 DIAS DEPOIS SOUBE PELO ESPOSO QUE ELA ESTAVA EM ESTADO GRAVÍSSIMO E QUE OS MÉDICOS NADA MAIS PODIAM FAZER.
DIANTE DESSA SITUAÇÃO ELA RETORNOU À JUAZEIRO E ENCONTRA-SE (EM APARELHOS), INTERNADA E COM A VISITAÇÃO RESTRITA À FAMÍLIA E TERMINANTEMENTE PROIBIDA PARA QUALQUER OUTRA PESSOA, INDEPENDENTE DO GRAU DE AMIZADE OU DO QUE ISSO POSSA REPRESENTAR PARA OS AMIGOS E ESPECIALMENTE PRA MIM.
REGISTRO FORMALMENTE QUE ACHO PREPOTENTE E DESRESPEITOSA A ATITUDE DA FAMÍLIA E TENHO CERTEZA QUE PERPÉTUA DESAPROVARIA FIRMEMENTE ESSA ATITUDE DESAMOROSA.
24 DE SETEMBRO DE 2008.
















EDUCAÇÃO AMBIENTAL - RECICLAGEM



Novidades sobre reciclagem.

Sites que abordam o tema de modo simples e auxiliam como recursos didáticos.

http://images.google.com.br/images?q=reciclagem&hl=pt-BR&rlz=1T4GZEZ_pt-

BRBR277BR277&um=1&ie=UTF-8&sa=X&oi=images&ct=title

http://www.compam.com.br/oquereciclagem.htm

http://www.recicloteca.org.br/

http://www.ecoesfera.com.br/home/?gclid=CIqLusKDsZUCFQOIFQodOHssYw

http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/lixo/conteudo_250715.shtml

http://www.fazfacil.com.br/materiais/reciclagem.html

http://www.setorreciclagem.com.br/

http://www.setorreciclagem.com.br/

http://www.setorreciclagem.com.br/










texto 2


ATIVIDADE DE ELABORAÇÃO - TEXTO 2


Ao analisar o vídeo “Do sonho aos ares" sobre Santos Dumont, a história nos remete a uma idéia de persistência, criatividade,

inovação e espírito de transformação que objetiva modificar a história da humanidade, tornando-a mais intensa e dinâmica, certamente afetando a vida de

todos direta e/ou indiretamente.

A informática já vem mudando a vida de todos que a utilizam, de forma positiva e eficaz e não foi diferente comigo.

Desde que passei a utilizar os recursos da informática no desenvolvimento das minhas atividades profissionais, ganhei mais tempo e qualidade por conta dos

recursos disponibilizados, o que colaborou com minha vida pessoal, deixando-me

com mais tempo disponível e elevando minha auto estima, diante dos bons

resultados obtidos. Várias vezes, senti necessidade de utilizar a INTERNET para

enriquecer meus conteúdos didáticos e motivar as aulas e para isso, precisei

procurar alternativas que me custaram tempo e dinheiro.

Com ao sistema implantado na escola, posso programar minhas atividades no meu horário de atividades complementares na maior comodidade, sem nenhum ônus.

Toda essa experiência está disponível a todos os profissionais da área da educação no nosso estado, mas requer de cada um, o espírito que motivou Santos Dumont,

desejo de inovar, desafiar e superar dificuldades, acreditar no próprio potencial e ousar.

O grande desafio é tornarmos-nos cada vez mais humanos, sensíveis, afetivos e realizados.

De nada adianta, saber muito, se não o aplicamos nas nossas vidas.

A educação, sem dúvida, tem uma dimensão claramente social, de aprender com a experiência dos outros, de saber conviver com as diferenças, de contribuir para melhorar a sociedade em que nos encontramos. Mas possui também uma dimensão que não se valoriza muito hoje na escola: a do desenvolvimento pessoal integrado, constante e transformador. A educação pessoal acontece ao longo de nossa vida, no desafio maravilhoso de crescer, de evoluir mais em todas as áreas, de tornar-nos pessoas mais livres, de aprender a conviver com nossas dificuldades, de aprender a conviver com as pessoas, com os animais, com o planeta, com o universo.

Cada etapa da vida tem seu fascínio, seus motivos para gostar de aprender mais. Esse é um dos encantamentos da vida: poder evoluir, crescer, ser pessoas mais plenas, mesmo com muitas contradições, dificuldades e perplexidades. Vale a pena sempre manter a atitude positiva, ativa, curiosa, atenta de querer aprender sempre mais, de fazer a ponte entre o exterior e o interior, entre o social e o pessoal, entre o intelectual, o emocional e o comportamental.

Enquanto alguns avançam na aprendizagem, muitos desistem. Como não conseguiram realizar alguns dos grandes sonhos – que nem sempre eram deles, mas plantados por terceiros – acreditam que não vale a pena ir além. Procuram fora de si motivos para continuar vivendo: em momentos de entretenimento, de ocupação, de sobreviva. Aprendem pouco com o cotidiano: são como náufragos, a deriva, que só pensam em continuar vivos. “Vão vivendo”, contentando-se com suas expectativas mínimas, com suas receitas repetidas, com o arroz e feijão básicos, sem degustar tantos outros manjares possíveis.

O desafio mais interessante da nossa vida é transformá-la em um processo contínuo de aprendizagem, de evolução e de realização – no meio de contradições; um processo cada vez mais pleno, autêntico, rico e profundo.

Noeme Rodrigues Passos


ESCOLA NOSSO SENHOR DOS AFLITOS – PIRANGA




segunda-feira, 1 de setembro de 2008







Atualmente tenho facilitado minha vida profissional e pessoal através da inclusão digital.
Minhas atividades utilizadas em sala de aula estão mais dinâmicas, interessantes e atualizadas, permitindo maior interesse por parte dos alunos, melhor compreensão e motivação.
A partir da minha experiência, até a qualidade dos trabalhos que os alunos apresentam está bem melhor visualmente e em conteúdo.
Aconselharia à todos os educadores a incluírem-se nesse processo do mudo virtual, mesmo não tendo o recurso disponível em sua escola. Vale a pena investir no nosso crescimento pessoal e profissional, procurar uma lan house, ou mesmo a casa de um amigo e começar a desenvolver essa habilidade que facilitará muito o seu trabalho, tornando-o mais prazeroso.